ENERGIA SOLAR É ÓTIMA OPÇÃO DE INVESTIMENTO A MÉDIO E LONGO PRAZO

Comparativo comprova vantagens em relação a Poupança, CDB e Tesouro Direto

Economizar energia elétrica é o sonho de todo brasileiro. Neste contexto, a empresa Energia Plena, foi fundada em 2015 com o objetivo de expandir o mercado brasileiro de energia solar, oferecendo ao mercado residencial e corporativo, soluções que chegam a gerar até 95% de economia na conta de luz.

André Ramada, gestor da empresa Energia Plena, conta que no total, o mercado brasileiro de Energia Solar possui cerca de 41 mil projetos instalados  até o momento, com um crescimento de mais de 2.000% nos últimos 2 anos. Na Alemanha, uma das pioneiras na geração de energia através do sol, o número é de 1.800 mi, cerca de 10% de toda a energia consumida no país.  Advindo do mercado financeiro, Ramada conta que foi diversas vezes ao exterior para estudar que tipo de negócio poderia ter sucesso no Brasil e optou pela energia fotovoltaica pelo conceito de economia de recursos e investimento. “Ao contrário da Europa, o brasileiro não tem a matéria educação financeira na escola. Mostramos para o cliente que investir num projeto de energia solar rende mais do que qualquer aplicação financeira de renda fixa disponível no mercado, além de valorizar o seu imóvel ou a sua marca e produto e ajudar o meio ambiente”, conta o gestor.

Com o slogan “Uma fábrica de ganhar dinheiro em seu telhado”,a empresa Energia Plena integra um grupo privado de oito empresas que atua nos mais diversos mercados. Atualmente a empresa possui mais de 130 projetos instalados e clientes do porte do Conselho Federal da OAB, Supermercado DIA, Governo do Estado de Alagoas, além da residência do ex-jogador de futebol Aloísio Chulapa, entre outros.

Instalando um sistema gerador solar fotovoltaico a economia imediata é de até 95% na conta de luz. O retorno do investimento pode variar de 4 a 7 anos. A taxa de retorno pode variar de 20% até 30% ao ano, uma grande vantagem em relação a poupança, CDB e Tesouro Direto. Os módulos têm garantia de 25 anos e o mais legal é que o cliente tem um monitoramento on line via aplicativo onde ele pode ver quanto o seu sistema está gerando via smart phone ou tablete, além de puxar relatórios diários, mensais e anuais, comprovando que está gerando exatamente a quantidade de energia que ele adquiriu.

 

O mercado brasileiro ainda é pequeno, mas cresce em progressão geométrica desde 2015, quando a ANEEL regulamentou a Resolução Normativa 687, que alterou a RN 482, concedendo inúmeros benefícios ao consumidor que gera a própria energia, além de permitir que a energia produzida excedente ao seu consumo se converta em créditos que podem ser abatidos da conta de luz de outro imóvel de mesma propriedade (mesmo CPF ou CNPJ) dentro da mesma área de concessão. Os créditos podem ser usados em até 60 meses. A Resolução também permite o Auto Consumo remoto, por exemplo, o cliente corporativo pode gerar energia em seu galpão e utilizar os créditos para abater da conta de seu escritório. Ou ainda um cliente residencial pode gerar energia em sua casa e utilizar os créditos para abater da conta de seu apartamento.

O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco do Nordeste, Sicredi e Banco da Amazônia oferecem linha de financiamento destinada à implantação de sistemas de energias renováveis. A equipe de consultores da Energia Plena está preparada para oferecer toda consultoria para viabilização do projeto.